sexta-feira, 25 de abril de 2008

A Fibromialgia e o Exercício Físico

A fibromialgia e o exercício físico

A fibromialgia é uma síndrome que se caracteriza por dores generalizadas por todo o corpo, afetando os músculos, ossos e articulações, sendo de maior incidência em mulheres. O tratamento na maioria das vezes é por meio de medicamentos, entretanto, pesquisas têm sido feitas mostrando que existem benefícios comprovados do trabalho multidisciplinar em pacientes que possuem a doença. O trabalho multidisciplinar é o trabalho que envolve uma gama de profissionais que tem o objetivo principal à melhora da qualidade de vida da pessoa. Os profissionais envolvidos são: médicos, fisioterapeutas, educadores físicos, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais entre outros.
Os exercícios físicos colaboram de maneira positiva na melhora dessa síndrome, pois com a prática de exercícios físicos o organismo libera as endorfinas e as somatostinas que proporcionam alívio e bem estar do praticante.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (2007), o tratamento mais eficiente no combate a fibromialgia, consiste basicamente em práticas regulares de exercícios físicos, acompanhamento medicamentoso, fisioterapia, grupos de ajuda e o acompanhamento de um psicólogo.

Referências:

VIEIRA, H. A. N. F.; SILVA, E. P.; MATTA, W. S.; RUFFONI, L. Avaliação de pacientes portadores de fibromialgia pré e pós-intervenção do estudo multidisciplinar com ênfase fisioterapêutica. Revista Mineira de Educação Física. Viçosa, v. 14, n. 2, p. 138-143, 2006.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE REUMATOLOGIA. Orientações gerais. Disponível em: www.fibromialgia.com.br.

Professor: Álvaro José Gonçalves Neto
CREF:012556-G/PR

Nenhum comentário: