sexta-feira, 25 de abril de 2008

A Atividade Física e o Envelhecimento

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a expectativa de vida do idoso aumentou consideravelmente nos últimos anos, ou seja, o ser humano está vivendo mais tempo. Muitos têm buscado uma melhoria na qualidade de vida por meio de uma boa alimentação e com a prática regular de exercícios físicos (SHARKEY, 1998).
“O envelhecimento deve ser encarado como uma arte de viver alegre e feliz, traçando constantes objetivos na vida” (FACHINETO; FRIEDRICH; REZER, 2004, p. 135).O envelhecimento é um processo inevitável e continuo, entretanto se for bem conduzido o indivíduo envelhecerá com maior qualidade de vida (VAISBERG et al., 2005). Pois na verdade “o envelhecimento é universal, declinamente progressivo e intrínseco” (BARBANTI, 1990, p.109).
A Prática regular de atividades físicas reduz o risco do surgimento da maior parte das doenças crônico degenerativas, assim também como promove mudanças em relação aos fatores de risco (GONÇALVES; VILARTA, 2004). Promove também a prevenção e o controle de doenças cardíacas, diabetes mellitus, osteoporose, acidente vascular cerebral, aumento dos níveis de HDL e diminuição do LDL, diminuição da gordura corporal, diminuição da hipertensão arterial sistólica, maior sensibilidade à insulina, aumento do metabolismo dos carboidratos, lipídios e proteínas, diminui o índice de depressão, autoconfiança, distância da solidão e do tédio, entre outros (NIEMAN, 1999; VAISBERG et al., 2005; MEIRELES, 1999).

Professor: Álvaro José Gonçalves Neto.
E-mail: baiano_edf@gmail.com

Nenhum comentário: