quinta-feira, 1 de maio de 2008

Exercícios de alongamento fazem bem à saúde

A prática do alongamento é uma das melhoras formas de se preparar o corpo para enfrentar o dia-a-dia da maneira mais leve e saudável possível. A prática do alongamento previne problemas ortopédicos (coluna), dificuldades respiratórias e circulatórias, previne lesões musculares e articulares entre outros. O alongamento também é importante para aliviar o estresse, auxilia na correção postural: escoliose, hipercifose e hiperlordose.

De acordo com Weineck (2005) existem dois tipos de alongamento, o ativo e o passivo. O alongamento ativo não necessita de ajuda externa e conta apenas com a ajuda da própria pessoa que está realizando o alongamento. Este alongamento está subdividido em dinâmico que é por meio de movimentos com molejo e o estático, que é realizado por meio da isometria. Já o alongamento passivo necessita de um auxílio externo, geralmente de um outro colega. O passivo também é subdividido em: dinâmico e estático. O alongamento mais recomendado depende de uma série de fatores:

Idade;
Tipo de exercício ou esporte;
Objetivos a serem alcançados;

O mais recomendado para a 3a idade é o ativo dinâmico, pois evita lesões devido à fragilidade dos músculos e articulações e os praticantes sabem suas limitações. Existem maneiras corretas para a prática do alongamento que são: respirar suavemente; alongar os músculos de forma calma e suave; manter sempre boa postura (coluna) e manter cada alongamento no tempo de 10 segundos.

Porém existem maneiras que se realizadas incorretamente ao invés de trazer benefícios trará sim malefícios ao indivíduo que pratica. Evite então: prender a respiração (apnéia) enquanto alonga, alongar de forma abrupta e com solavancos e alongar até sentir dor extrema.

Não há contra-indicação para realizar o alongamento, contudo existem limites que precisam ser respeitados, principalmente no que diz respeito a pessoas de idade avançada. Precisa haver sempre recomendação médica e orientação profissional de um professor de Educação Física.

Referências

Folha de Londrina, segunda-feira, 1 de agosto de 2005.
WEINECK, J. Biologia do Esporte. 7. ed. Barueri, SP: Manole, 2005.

Professor: Álvaro José Gonçalves Neto
E-mail: baiano.edf@gmail.com

Nenhum comentário: