quinta-feira, 1 de maio de 2008

A acessibilidade e o deficiente

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 10% da população mundial possui algum tipo de deficiência, já no Brasil de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de deficientes alcança patamares de quase 15% da poppulação brasileira, ou seja, de aproximadamente 169 milhões de pessoas que o Brasil possui, cerca de 24 milhões possui algum tipo de deficiência. Esses dados nos evidenciam que são muitas são as pessoas que possuem alguma deficiência, sendo assim precisa haver uma maior comodidade e acessibilidade dos espaços físicos a essas pessoas. Falamos então da chamada “acessibilidade”. A acessibilidade nada mais é que proporcionar às pessoas que possuem alguma deficiência ou limitação uma melhor autonomia em utilizar os espaços físicos, locais públicos, como praças e áreas verdes, bem como o acesso ao transporte público de maneira segura e confortável. A acessibilidade está atrelada ao direito de todo cidadão de ir e vir em qualquer lugar, proporcionando assim uma melhora da qualidade de vida do indivíduo.

Atualmente, muitos direitos já foram conquistados principalmente com a nossa Constituição Brasileira, dessa forma os mesmos merecem os nossos parabéns, pois esses direitos que lhe foram outorgados garantem assim uma melhora do bem estar, bem como a melhora da auto-estima, fazendo com os mesmos exerçam acima de tudo sua mais alta função, a de ser cidadão brasileiro.

Todos possuem potencialidades bem como limitações, de igual forma todos são diferentes e possuem suas particularidades, precisa haver então o respeito das diferenças, independente da classe social, situação financeira, etnia ou religiosa.


Professor: Álvaro José Gonçalves Neto
Cref: 012556-G/PR
E-mail: baiano.edf@gmail.com

Nenhum comentário: