quinta-feira, 1 de maio de 2008

Flexibilidade

A flexibilidade – capacidade de realizar movimentos articulares por si mesmo ou com ajuda externa (WEINECK, 1990) - é uma característica física importante e que colabora de forma decisiva para a capacidade de mobilidade corporal.

O treinamento da flexibilidade ajuda na prevenção e na reabilitação de lesões, tanto musculares, quanto articulares. o alongamento é um conjunto de meios utilizados para o desenvolvimento da flexibilidade e deve ser realizado de forma segura e eficaz.

Os meios que caracterizam o alongamento são compostos pelos métodos de alongamento: dinâmico, estático ou com facilitação neuromuscular proprioceptiva ativo ou passivo.

No método ativo, deve ser obtida a maior amplitude de movimento conseguida pela contração dos agonistas e, naturalmente, pelo relaxamento dos antagonistas. Um exemplo seria erguer a perna por um certo tempo até o máximo do movimento atingido pela contração da musculatura, sem o auxílio externo.No método passivo, a maior amplitude do movimento é conseguida com o auxílio de forças externas (parceiro ou fitas, por exemplo), devido à capacidade de extensão e de relaxamento dos antagonistas.


Fonte: www.hidrofit.com.br/teoria/treina.htm

Professor: Álvaro José Gonçalves Neto
E-mail: baiano.edf@gmail.com

Nenhum comentário: