sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Qual a diferença entre: Endomorfo, mesomorfo e ectomorfo?

ENDOMORFO

São pessoas de elevado peso corporal que têm tendência a acumular gordura, de formas arredondadas, abdômen saliente e braço e pernas proporcionalmente curtos. O endomorfo tem uma estrutura óssea larga e um metabolismo lento, por isso ganha peso facilmente e apresenta dificuldade para perder gordura. O ideal para esse grupo de pessoas são os trabalhos aeróbicos de longa duração (acima de 40 minutos) de preferência diariamente. Se a musculatura for aumentada nesses casos a aparência corporal será ainda mais atarracada o que não seria indicado, portanto no caso da prática de musculação o ideal são circuitos com varias repetições (acima de 20) e pouca carga (até 50% do máximo). Os homens até não se importam com esse biótipo, mas é o pesadelo das mulheres!

MESOMORFO

É o corpo que aparece nas revistas e que hoje é o padrão de beleza. Esses ganham musculatura muito fácil, tem uma proporção corporal muito boa e baixo percentual de gordura. A sua estrutura óssea e muscular devem ser trabalhadas com o treino clássico da musculação (3 séries de 10 repetições a 75% da carga máxima). Um treino cardiorrespiratório também é indicado com duração média (30 minutos a 1 hora) também a 75% da freqüência cardíaca máxima.

ECTOMORFO

Esse tipo é aquele longilíneo (tipo das modelos de passarela) necessitam de um trabalho muscular muito bem feito para manter a postura adequada. Não tem predisposição para aumentar muito o peso, mas com pouco aumento de gordura ocorre um grande prejuízo estético (falso magro). Para as mulheres esse biótipo é até bem aceito, para os homens já é mais complicado. Agora com muito esforço nos treinamentos e boa alimentação pode-se obter um corpo bonito para os homens, o ideal aqui são cargas elevadas e pouco treino aeróbico.

MISTO

São as alternâncias entre os tipos, com uma ou mais características de cada grupo. Nesse caso procure a atividade física que melhor se adapta a você, pode levar algum tempo até que descubra onde estão os melhores resultados. Mas isso é raro, você deve se achar em algum tipo predominante.

Nenhum comentário: