sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

A INCLUSÃO DE INDIVÍDUOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL (DV) NO ENSINO REGULAR DA CIDADE DE LONDRINA-PR. (TCC Graduação)

GONÇALVES NETO, Álvaro José. A inclusão de indivíduos com deficiência visual (DV) no ensino regular da cidade de londrina-Pr. Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de Licenciatura em Educação Física. Centro de Educação Física e Esporte. Universidade Estadual de Londrina, 2007.



O objetivo deste estudo foi verificar quais estratégias de ensino os professores de Educação Física (EF) tem utilizado em suas aulas com a presença de alunos com deficiência visual (DV) nas escolas municipais públicas de ensino de 1a a 4a série da cidade de Londrina. O estudo se caracteriza como sendo descritivo, tendo como sujeitos 15 professores de Educação Física. A estratégia para coleta dos dados utilizada foi a observação de uma aula de EF verificando observar as adaptações realizadas pelos professores, com a participação de alunos com DV. Constatamos no estudo que os professores de Educação Física realizam diversas estratégias de ensino para o trabalho com alunos que possuem DV, utilizando atividades em duplas, em grupo, parte agrupado entre outros. Constatamos também que 50% dos professores questionados, diante de uma dificuldade, procuravam dialogar com colegas de profissão, utilizar a reflexão e buscar a literatura, procurando assim encontrar respostas às muitas das suas dúvidas. Concluimos então que os professores utilizam diversas estratégias que a literatura recomenda e que facilitam a inclusão em suas aulas de alunos com deficiência visual.


Palavras-chave: Inclusão escolar; deficiência visual e Educação Física.

Nenhum comentário: