sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

A formação continuada de professores em Educação Especial da cidade de Londrina-Pr. (Monografia de Especialização - Lato Sensu)

GONÇALVES NETO, Álvaro José; JESUS, Debiê de; MUTHER, Rogério Bedendo. A formação continuada de professores em Educação Especial da cidade de Londrina-Pr. Monografia de Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Especial. Faculdade Iguaçu. ESAP – Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação. Londrina, 2008.

O objetivo deste estudo foi verificar se o município da cidade de Londrina bem como o Estado do Paraná oferecem algum tipo de formação continuada para os professores da cidade no trato com alunos que possuem alguma necessidade educacional especial. Para a análise dos dados foram levantadas informações tanto no Núcleo de Educação de Londrina, bem como na Prefeitura Municipal de Londrina sobre o que são oferecidos de formação continuada em educação especial para os professores das duas redes de ensino. Sendo que os dados foram analisados de forma descritiva e qualitativa. Constatamos no presente estudo que as escolas municipais de Londrina procuram oferecer um melhor atendimento aos professores que já trabalham com alunos especiais, com cursos sistematizados. Havendo falhas com professores que trabalham na classe regular. Entretanto o Estado do Paraná para a cidade de Londrina existe um atendimento deficiente em se tratando de formação continuada, oferecendo assim aos professores uma capacitação insuficiente. Os resultados encontrados indicam que muito ainda precisa ser feito em prol da educação e dos professores, visto que de nada adianta falar tanto de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular, entretanto não capacitar os profissionais que lidam com que essa população.

Palavras chave: Formação continuada, educação especial e inclusão.

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